Festival Regional de Quadrilhas Juninas reúne 15 grupos no Estádio Edvaldo Flores e distribui R$ 23 mil em prêmios
O Estádio Municipal Edvaldo Flores sediou, neste domingo (21), o Festival Regional de Quadrilhas Juninas, evento integrante da programação oficial ...
22/06/2026 às 11h53
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
O Estádio Municipal Edvaldo Flores sediou, neste domingo (21), o Festival Regional de Quadrilhas Juninas, evento integrante da programação oficial do Arraiá da Conquista 2026. A competição reuniu 15 grupos de sete municípios da região, mobilizando mais de 650 integrantes e atraindo público de diversas cidades vizinhas. A avaliação das apresentações considerou critérios como coreografia, figurino e musicalidade.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BAA grande vencedora da noite foi a quadrilha Peri-Peri, do município de Planalto, que conquistou o primeiro lugar do festival, além dos prêmios de Melhor Casal de Rei e Rainha e Melhor Casal de Noivo e Noiva. O pódio da classificação geral foi completado pela quadrilha Mandacaru, de Guanambi, em segundo lugar, seguida pelas representantes de Vitória da Conquista, Luz do Nordeste e Santa Dulce, que garantiram a terceira e a quarta colocações, respectivamente.
Valorização Cultural e Incentivo Financeiro
A prefeita expressou sua satisfação em acompanhar o evento de perto e destacou a importância de integrar a região na celebração da cultura junina. “Amei acompanhar de perto a apresentação das quadrilhas desse festival, que traz grupos de fora de Vitória da Conquista e fortalece a cultura da quadrilha junina dentro do Arraiá da Conquista, o maior arraiá da Bahia que a gente está realizando. Fiquei muito feliz de ver a arquibancada cheia, o público gritando e se emocionando. Eu mesma me emocionei muito com a apresentação da quadrilha Peri-Peri, de Planalto, que acabou de acontecer aqui”, declarou a prefeita.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BAO coordenador municipal da Juventude, Luiz Augusto Cardoso, ressaltou o papel do festival como espaço de protagonismo juvenil e o impacto do incentivo financeiro promovido pela gestão: “Esse dia de hoje é muito especial, marca o segundo festival de quadrilhas juninas no nosso município e um resgate importante deste evento para a nossa cidade. Estamos recebendo aqui sete municípios e mais de 670 inscritos. É uma valorização da nossa cultura e um protagonismo especial para essa juventude que faz arte no seu dia a dia. Este ano, a premiação soma 23 mil reais. É um incentivo real para que esses grupos deem continuidade ao seu trabalho nos próximos anos.”
A Visão dos Artistas e Dançarinos
Para os grupos participantes, o festival representa tanto um desafio técnico quanto uma vitrine para espetáculos elaborados. Diana Lucard, marcatriz da Junina Renascer – vencedora da primeira edição – celebrou o retorno ao evento e explicou a escolha do tema deste ano: “Estamos felizes em voltar com um espetáculo novo inspirado na Commedia dell’arte, uma manifestação que levou o teatro para as ruas no século XVI. Usamos o riso e a sátira popular para fazer uma crítica social à ganância e à falta de oportunidade. Cada concurso nos mostra onde melhorar, e já voltamos para casa pensando nos próximos desafios.”
A sensação de estrear em um evento de grande porte foi destacada por Giovana Maria Neres, noiva da quadrilha Explosão Nordestina, vinda de Lagoa Grande: “Descobrimos o festival pela internet e viemos pela primeira vez. Dançamos desde 2017 na nossa região, mas estar em um evento desse porte traz uma ansiedade e uma emoção enormes. Ver o público interagindo e aplaudindo faz todo o esforço com ensaios, roupas e sapatilhas valer a pena.”
Sorake Barbosa, marcador da Flor de Açucena — grupo que garantiu o quarto lugar na edição anterior —, reforçou a importância do apoio institucional para os artistas da terra: “Para a gente é uma honra, e a Prefeitura, como uma patrocinadora tão preciosa, valoriza o que é popular. Para nós que somos artistas da terra, participar do segundo festival regional é de grande valia. Saber que a quadrilha junina é patrimônio imaterial da nossa cidade nos dá muito orgulho. Só temos a agradecer à gestão, à Secretaria e a todos os envolvidos. Nós da Flor de Açucena ficamos muito felizes e honrados.”
Na arquibancada, o público presente lotou as dependências do Estádio Edvaldo Flores, mantendo a energia alta durante as mais de dez horas de apresentações, consolidando o festival como um dos pontos altos do calendário cultural do município. “Eu acho maravilhoso, eu amo quadrilha, amo São João, acho muito maravilhoso. Estou recordando aqui o que vivi em Caruaru, Campina Grande e Aracaju, as fantasias tudo igual. Interessante que às vezes a gente não valoriza onde a gente mora, agora estou valorizando”, disse Idima Bacelar, que foi visitar sua prima Vilma dos Santos, vizinha do estádio, e soube do Festival.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.