Em seu primeiro mês de funcionamento, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Phocs totalizou 2.988 atendimentos. Integrando o complexo de saúde dos bairros Nova Aliança (Phoc I), Renascer (Phoc II) e Tancredo Neve (Phoc III), o equipamento, inaugurado em 25 de outubro, foi construído com recursos municipais, cujo investimento foi de aproximadamente R$ 8 milhões, e caracteriza-se pela oferta de serviços de urgência e emergência 24 horas.
Localizada no bairro Nova Aliança (popularmente conhecido como Phoc I), a unidade atende por demanda espontânea e disponibiliza, além de atendimento clínico 24h, exames de raio-x, eletrocardiograma (ECG) e laboratoriais. Sua equipe multiprofissional é atualmente formada por dois médicos, três enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, além de auxiliares de farmácia, reguladores, recepcionistas, e técnicos de laboratório e de radiologia que, juntos, complementam o suporte administrativo à unidade.
Em termos estruturais, a nova UPA dos Phocs, que possui a capacidade de 7.500 atendimentos por mês, possui dez leitos, dos quais dois na sala vermelha (risco altíssimo), sete na sala amarela (gravidade moderada), e um na sala de isolamento, além de sete poltronas na sala verde (menor urgência). Complementam a organização do espaço dois consultórios, salas de inalação, sutura, acolhimento, classificação de risco e de procedimentos, além de farmácia satélite (fornece medicações para a própria unidade) e de ambulância 24 horas.
Para atendimento, recomenda-se a apresentação do cartão SUS e algum documento de identificação. O complexo de saúde do qual a nova UPA nos Phocs é parte, é integrado, também, pelo Centro de Atenção à Saúde da Criança (Casc), conhecido como “Upinha” ou UPA Pediátrica, pela Policlínica Pediátrica, e a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Aliança.