Nesta quinta-feira (29/8), o município atingiu a marca de 8.622 cirurgias eletivas realizadas com a implantação do programa Sesau Fila Zero. As intervenções cirúrgicas variam entre geral, ginecológica, proctológica, urológica, oftalmológica, ortopédica, vascular e otorrinopediatria. Somente hoje, 26 pessoas foram atendidas nas unidades conveniadas com o São Matheus-Hospital Dia e o Hospital do Polo, ambas localizadas no Centro.
Outra boa notícia é que todas as crianças que estavam na lista para os procedimentos de otorrinopediatria foram operadas. É o caso dos dois filhos da Taiza Santana da Silva, 33 anos, moradores do bairro Mangueiral, que foram submetidos a cirurgia de adenoidectomia no São Matheus-Hospital Dia. O menino de 10 anos, fez a intervenção há um mês e a menina de 6 anos, realizou o tratamento hoje. Na ocasião, a mãe compartilhou a emoção de ver os filhos operados. “Estou me sentindo maravilhada, principalmente porque meus filhos sofriam muito com infecção. Obrigada mesmo, muito obrigada”, dividiu.
O gestor da Secretaria da Saúde (Sesau), Luiz Duplat, supervisionou o andamento das atividades e destacou a importância na vida das pessoas. “Estamos numa constante jornada de oferecer uma saúde de qualidade para a nossa população. As mais de oito mil cirurgias realizadas na cidade, sem dúvidas, representam mais saúde e bem-estar na vida de cada família. Hoje é mais um passo fundamental para reduzirmos cada vez mais as filas de espera do estado e estamos conseguindo esse resultado com muita dedicação e trabalho”, avaliou o gestor.
De Arembepe e mãe de três filhos, Mariele Santana, 27 anos, fez questão de demonstrar a felicidade em realizar a cirurgia de laqueadura. “Estou amando, amando, amando mesmo essa oportunidade, ainda mais que já tenho três filhos, então quero encerrar, né?! Eu agradeço muito a Deus, a toda equipe que está me ajudando, estou muito alegre. Só gratidão mesmo”, expressou.
A diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, comemora a realização de novas cirurgias e do sucesso do programa. “É muito importante estarmos aqui acompanhando mais uma etapa de procedimentos. Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo desde 2018 e ver as famílias contempladas é motivo de muita alegria”, dividiu.